segunda-feira, 16 de março de 2015

Livro: Eleanor e Park

aaaaaah! ( suspiros e suspiros) Eleanor e Park é o livro  mais fofo que já li! E eu recomendo muito.




O livro nos traz a história de Eleanor, uma adolescente gordinha com cabelos ruivos,  encaracolados e indomáveis e que veste roupas esquisitas e masculinas. E também de Park, descendente de coreano, adora músicas e quadrinhos, se dá bem com todos, porém não é exatamente popular. 

A narrativa inicia com Eleonor mudando-se para a casa de sua mãe após 1 ano em que viveu com amigos de seus pais. No seu 1º dia de aula, ela pega o ônibus para ir a escola, e lá  ninguém a deixa sentar nos bancos. Até que ela vê um assento vazio ao lado de Park  e apesar dele não gostar nada da ideia, ele a deixa sentar. Semanas se passam e eles sentam juntos todos os dias, porém cada um no seu canto, sem trocar uma única palavra. Então, um dia,  Park começa a perceber que quando lia seus gibis durante o caminho da escola, Eleanor ficava espiando, tentando ler. Ele começa a passar as paginas mais lentamente e depois, a deixar todos os dias uma pilha de gibis para ela levar para ler em casa. Assim, os dois começam a conversar, debatendo sobre os gibis, os personagens, sobre música e uma amizade vai florescendo e o amor chegando. 



Apesar do romance e da fofura, a autora aborda vários assuntos polêmicos, como bullying, agressão a mulher, problemas familiares, pobreza e sexualidade. Durante a história vemos vários problemas dentro da casa de Eleanor, como o seu padrasto batendo em sua mãe, um pai que não dá a mínima para os filhos e uma vida precária onde eles não tem nem mesmo escovas de dente. Problemas externos também são muito abordados, como o bullying realizado pelos colegas de escola e o preconceito inicial da mãe do Park.

Bom, o livro é sensacional, eu esperava só um romance, mas ganhei mais do que isso. Li o livro bem rápido, a escrita é direta, flui, é leve,  os capítulos são pequenos e intercalados e acho que isso ajudou muito no meu tempo de leitura. O único ponto negativo que achei, foi que algumas coisas não ficaram bem explicadas no final. Mas fora isso, o livro é apaixonante!



Um beijos grande, Fiquem com Deus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário